Paróquia Nossa Senhora de Fátima – Manilha

Em seu quinto aniversário como Papa, Francisco completa 81 anos

Em seu quinto aniversário como Papa, Francisco completa 81 anos

O Papa Francisco comemorou neste domingo, 17, 81 anos. Na Sala Paulo VI, o Santo Padre iniciou as comemorações com as felicitações de um grupo de crianças assistidas pelo Dispensário Pediátrico “Santa Marta”, que assopraram as velas do bolo junto a Francisco e o abraçaram em sinal de carinho e festejo.

“A alegria das crianças… A alegria das crianças é um tesouro. As crianças alegres”, exclamou o Papa, falando de improviso aos voluntários, pais e crianças presentes.

“E devemos fazer de tudo para que eles continuem a ser alegres, porque a alegria é como uma terra boa. Uma alma alegre é como uma terra boa que faz crescer bem a vida, com bons frutos. E por isto se faz festa: se busca sempre a proximidade do Natal para nos reunirmos, para fazer esta festa para eles”.

O Papa deu alguns “conselhos aos pais, pedindo inicialmente para que a alegria das crianças fosse protegida:

“Não entristeçam as crianças. Quando as crianças veem que existem problemas em casa, que os pais brigam, sofrem.  Não entristeçam as crianças. Elas devem crescer com alegria”.

O segundo conselho, para que as crianças possam crescer bem, é fazer com que falem com os avós, “porque eles têm memória, têm raiz e serão os avós a dar as raízes às crianças”:

“Por favor – pediu – que não sejam crianças sem raízes, sem memória de um povo, sem memória da fé, sem memória de tantas coisas que fizeram a história, sem memória de valores. E quem ajudará as crianças a fazer isto? Os avós”.

Por fim, o terceiro conselho: ensinar as crianças a falar com Deus. “Que aprendam a rezar, a dizer aquilo que sentem no coração”.

“Alegria, falar com os avós, com os idosos, e falar com Deus. De acordo? Todos de acordo? Desejo a vocês um lindo dia, com muita festa. E comam 4 metros de pizza: comam bem, que vos fará bem, faz crescer. E, avante! Obrigado! Obrigado!”

A “festa” transferiu-se mais tarde para a Praça São Pedro no encontro com os milhares de peregrinos de todas as partes do mundo no Angelus, em especial, os jovens e crianças presentes para a tradicional bênção dos “Bambinelli” — o Menino Jesus — a serem colocados nos presépios em suas casas.

Além das felicitações ao Papa Francisco no Vaticano, bispos e fiéis de todo o mundo manifestaram mensagens de carinho ao pontífice. No ano passado o Papa Francisco festejou os seus 80 anos almoçando com pessoas sem moradia fixa, convidados à sua residência, a Casa Santa Marta. Depois, na Missa com os cardeais, recordou que “um pouco de bom humor o ajuda a seguir em frente”.

Em 17 de dezembro de 2015 o Papa festejou seu aniversário junto aos jovens da Ação Católica, exortando-os a percorrer o caminho do bem, do perdão, da paz e da solidariedade. No ano precedente seu aniversário era em uma quarta-feira, dia de Audiência Geral, e como presente pelo seu 78º aniversário, centenas de bailarinos dançaram tango na Praça São Pedro. Em dezembro de 2013, por sua vez, Francisco convidou para a Missa na Santa Marta alguns moradores de rua, que depois almoçaram com ele no refeitório da Domus Santa Marta.

Por Canção Nova, com Vatican News

Comentários

comentários

Compartilhe esta publicação

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no print
Compartilhar no email