Formação

“Informações relevantes para o crescimento na fé”

Pesquisar

Solenidade da Imaculada Conceição de Maria

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email

“Foi por meio de uma mulher (Eva) que a serpente infernal conseguiu fazer penetrar seu veneno mortal na humanidade, também seria por meio de outra mulher (Maria, a nova Eva) que Deus traria o remédio da salvação. Sendo assim, Deus preparou uma nova mulher pura, livre do pecado original, e digna de trazer em seu seio virginal o autor da salvação. para que este fosse também isento da culpa original, e pudesse libertar Seus irmãos.”

Como nos ensinado pelo Catecismo da Igreja Católica: “O gênero humano inteiro é em Adão como um só corpo de um só homem. Em virtude desta “unidade do gênero humano” todos os homens estão implicados no pecado de Adão” (n. 404). Desta forma, o pecado original, por ser dos primeiros pais, passa por herança, a todos os filhos, e os faz escravos do pecado, do demônio e da morte.

Sendo assim, para que Maria fosse santa e imaculada Jesus quebrou a tábua da lei do pecado original e jurou que, no lenho da Cruz, com Seu Sangue e Sua Morte conquistaria a Imaculada Conceição de Sua Virgem Mãe. Neste contexto, o Senhor antecipou para Maria, a escolhida entre todas, a graça da Redenção que seu Filho conquistaria com Sua Paixão e Morte. A Imaculada Conceição de Nossa Senhora foi o primeiro fruto que Jesus conquistou com Sua morte. E Maria foi concebida no seio de sua mãe, Santa Ana, sem o pecado original, uma vez que “A santidade do Filho é causa da santificação antecipada da Mãe, como o sol ilumina o céu antes de ele mesmo aparecer no horizonte” (Cardeal Suenens).

Em virtude disso, em 8 de dezembro de 1854 o Papa Pio IX declarou dogma de fé, a doutrina que ensinava ter sido a Mãe de Deus concebida sem mancha por um especial privilégio divino. Assim, a Igreja oficialmente reconheceu e declarou solenemente como dogma: “Maria isenta do pecado original.” Na Bula “Ineffabilis Deus”, o Papa diz: “Nós declaramos, decretamos e definimos que a doutrina segundo a qual, por uma graça e um especial privilégio de Deus Todo Poderoso e em virtude dos méritos de Jesus Cristo, salvador do gênero humano, a bem-aventurada Virgem Maria foi preservada de toda a mancha do pecado original no primeiro instante de sua conceição, foi revelada por Deus e deve, por conseguinte, ser crida firmemente e constantemente por todos os fiéis” (Tm, p. 305).

Ressalta-se ainda que 1476 a festa da Imaculada foi incluída no Calendário Romano. Em 1570, o papa Pio V publicou o novo Ofício e, em 1708, o papa Clemente XI estendeu a festa a toda a Cristandade tornando-a obrigatória. E que própria Virgem Maria, na sua aparição em Lourdes, em 1858, confirmou a definição dogmática e a fé do povo dizendo para Santa Bernadette e para todos nós: “Eu Sou a Imaculada Conceição”.

Oração a Imaculada Conceição:

Virgem Santíssima, que fostes concebida sem o pecado original e por isto merecestes o título de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. E por terdes evitado todos os outros pecados, o Anjo Gabriel vos saudou com as belas palavras: Ave Maria, cheia de graça.

Nós vos pedimos que nos alcanceis do vosso divino Filho o auxílio necessário para vencermos as tentações e evitarmos os pecados e, já que vós chamamos de Mãe, atendei-nos com carinho maternal e ajudai-nos a viver como dignos filhos vossos. Nossa Senhora da Imaculada Conceição, rogai por nós. Amém.

Aviso Importante:

Em virtude da Solenidade da Imaculada Conceição nesta sexta-feira, dia 08 de dezembro, haverá missa na Matriz às 06h30min e na Capela Nossa Senhora da Conceição, em Vila Gabriela às 19h00.

RELACIONADOS