Arcebispo reúne o Vicariato Rural sobre o tema Nova Catedral

Neste sábado dia 16 de Abril de 2016, os coordenadores de pastorais e movimentos do Vicariato Rural estiveram presentes na Paróquia São Pedro Apóstolo em Venda das Pedras, em reunião convocada pelo nosso Arcebispo Dom José Francisco Rezende Dias, para tratar do assunto Nova Catedral.

Padre Wallace Dahan fala aos presentes. Foto: Adriano Carneiro
Padre Wallace Dahan fala aos presentes. Foto: Adriano Carneiro

Muitos fiéis estiveram presentes na reunião, que teve início com oração conduzida pelo Vigário Episcopal do Vicariato Rural, Padre Max Celestino Sales. O Vigário Episcopal relembrou que o projeto da Nova Catedral já era um desejo de Dom Carlos Alberto, quando Arcebispo de nossa Arquidiocese, hoje já falecido.

A comissão, representada pelo Adriano Carneiro, veio a frente para explicar o andamento do projeto. Todas as fases que já foram superadas, como planejamento e projeto, e também as que estão por vir, como as fundações que tem previsão de conclusão em Fevereiro de 2017. Foi apresentado também o vídeo de apresentação do projeto.

A comissão também lembrou do papel da comunidade na divulgação desta “Obra de Fé”. Convidou os presentes a curtirem a página da Nova Catedral no Facebook, e explicou a necessidade de utilizarmos essa mídia como forma de divulgação.

O Padre Wallace Dahan, pároco da atual Catedral de Niterói, reforçou o pedido de divulgação dos fiéis nas mídias sociais e também agradeceu o apoio dos voluntários e apoiadores do projeto.

Por fim, Dom José Francisco tomou a palavra. Assim como o Padre Wallace, agradeceu aos fiéis presentes. Comentou sobre as dificuldades de se construir um grande projeto como este em tempos de crise, mas lembrou que “tempos de crise também são tempos de se criar oportunidades”. Finalizando a reunião, deu a sua bênção aos presentes.

Dom José Francisco. Foto: Adriano Carneiro
Dom José Francisco. Foto: Adriano Carneiro

A Nova Catedral

Projeto realizado por desejo ainda do saudoso Arcebispo D. Carlos Alberto Navarro, iniciado no final dos anos 90 e ‘deixado’ em oração por algum tempo por D. Alano Maria Pena OP, nosso Arcebispo Emérito, ressurge em momento muito especial. Amadureceu, e poderá ser finalmente viabilizado – dependendo apenas de recursos financeiros para isto. Será certamente lugar de evangelização e edifício que saberá levar todos a Deus não apenas pelo sagrado que abrigará, pelas celebrações que ali ocorrerão, pelos serviços prestados pela igreja, mas ainda por sua própria arquitetura, capaz de emocionar todos os que por ali passarem futuramente, elevando-os ao Belo mais puro, o próprio Deus.

Como participar

Contribuições podem ser feitas de diversas formas. Todas são explicadas no website: http://novacatedral.arqnit.org.br/participe.html.

Por Fellipe Soares
Fotos: Adriano Carneiro

Deixe uma resposta