O que é a Missa do Crisma?

Dentro da Semana Santa, a Igreja celebra a “Missa do Crisma”, também conhecida como “Missa dos Santos Óleos”, normalmente é realizada na Quinta-feira Santa (em algumas arquidioceses, como a de Niterói, é realizada na terça-feira da Semana Santa), e tem um ponto fundamental: A Benção dos Santos Óleos, que são utilizados nos catecúmenos e também nos enfermos.

O Óleo dos Catecúmenos concede a força do Espírito Santo aqueles que serão batizados para que possam ser lutadores de Deus, ao lado de Cristo, contra o Espírito do mal. O Óleo dos Enfermos é um sinal sensível utilizado pelo sacramento da Unção dos Enfermos, que traz o conforto e a força do Espírito Santo para o doente no momento de seu sofrimento.

Os Santos Óleos, de modo particular o Santo Crisma, têm caráter sacramental. Antigamente, os Óleos eram guardados dentro de um pequeno sacrário, costume este que está voltando em muitas comunidades, como sinal de respeito.

Nesta celebração renovam também as promessas sacerdotais pronunciadas no dia da ordenação, sendo por isso também chamada Missa da Unidade, “expressando a comunhão diocesana em torno do mistério pascal de Cristo, sendo um momento muito intenso de comunhão eclesial, de participação intensa das comunidades e de valorização dos sacramentos da vida da Igreja” (Dom Luiz Demétrio Valentini).

Por Fellipe Soares,
Com informações de Official Vatican Network e Canção Nova

Comentários

comentários

Deixe uma resposta