A origem da festa de Corpus Christi

No próximo dia 30 de maio, celebraremos a festa de Corpus Christi, expressão em latim que significa: Corpo de Cristo. Mas você sabe qual a origem dessa festa?

A origem da festa da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é do século XIII. A Igreja sentiu a necessidade de realçar a presença real do Cristo no pão consagrado. A festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV, com a Bula Transiturus de 11 de agosto de 1264, para ser celebrada na quinta-feira após a festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

O decreto do Papa Urbano IV teve pouca repercussão porque ele morreu em seguida. A celebração propagou-se por algumas igrejas, como na diocese de Colônia na Alemanha, ondeCorpus Christi é celebrada desde 1270. Seu ofício foi composto por Santo Tomás de Aquino. A festa de Corpus Christi é sempre celebrada numa quinta-feira, devido a instituição do sacramento da Eucaristia.

Fábio Aragão
www.palavradoleigo.wordpress.com

O blog Palavra do Leigo tem o objetivo de formar cristãos acerca da doutrina da Igreja e prepará-los para os desafios propostos pelo mundo de hoje. Todo o conteúdo descrito neste blog estará sempre pautado na Palavra de Deus, no Catecismo da Igreja Católica, na Tradição e outras fontes igualmente balizadas nestes pilares.

Deixe uma resposta